Todas as unidades da ULBRA realizaram, de 22 a 24 de abril, a I Semana ULBRA de Acessibilidade. No ILES/ULBRA, o evento contou com a participação de destacados profissionais. Confira as fotos/legendas.

 

Dia 22 de abril: Petrolinces Pantaleão (engenheiro civil e docente do curso de Engenharia Civil ILES/ULBRA, à direita na foto) palestrou sobre o projeto “Calçada Inteligente”, desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura de Goiânia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (CREA-GO) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (ADEMI-GO).

O projeto visa transformar as calçadas da capital em locais mais seguros e acessíveis para todos os tipos de pedestres.

Durante a palestra, Petrolinces Pantaleão lançou um desafio aos alunos de Engenharia Civil que o assistiam: propor, ao ILES/ULBRA, um completo e viável projeto de acessibilidade. “O intuito é fazermos da instituição um espaço acessível fisicamente e, assim, utilizável por qualquer pessoa”, frisou o professor.

 

Dia 23 de abril: Sérgio Nagata (arquiteto e docente do curso de Engenharia Civil do ILES/ULBRA) apresentou o Plano Diretor da cidade de Itumbiara no aspecto da mobilidade urbana.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 24 de abril: Dr. Reuder Cavalcante Mota (promotor de Justiça de Itumbiara) discorreu sobre o “Movimento ItumbiAJA”, projeto que reúne várias entidades preocupadas com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O grupo, que iniciou sua mobilização em 2009, promove encontros mensais abertos, ações e outras atividades para a inclusão das pessoas com deficiência.